1. O EVENTO
1.1. As regras aqui descritas se referem à submissão de trabalhos acadêmicos para o 25º Congresso Gaúcho e Educação Médica (25º CGEM) que ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio de 2025 em Santa Maria/RS.
1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes, discentes e médicos residentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências relacionados à Educação Médica.
1.3. O 25° CGEM tem como tema central “Desafios nas demandas contemporâneas da formação médica” e a apresentação dos trabalhos deverá seguir os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:
• Eixo temático 1: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO:
Inteligência artificial na medicina; tecnologia associada a formação médica; mundo tecnológico como distração para discentes e docentes; inovações tecnológicas na arte do cuidado; modernização do saber.
• Eixo temático 2: LIGAS ACADÊMICAS E EDUCAÇÃO MÉDICA:
Influência das Ligas na formação médica; Ligas e projetos de extensão; Ligas Acadêmicas e liderança/representatividade estudantil.
• Eixo 3: FORMAÇÃO MÉDICA NO BRASIL:
Desafios da formação médica; perspectiva da nova geração de médicos; residência médica no Brasil; formação médica e a influência na saúde pública; didática e planejamento nas escolas médicas.
• Eixo 4: ESPIRITUALIDADE E MEDICINA:
Formação cidadã na medicina; cuidado além da medicação; empatia e relação médico paciente
2. DO CRONOGRAMA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
• 17/03/2025: Início do prazo de submissão dos resumos;
• 25/04/2025: Fim do prazo de submissão dos resumos;
• 06/05/2025: Divulgação dos trabalhos aprovados;
• 08/05/2025: Data limite para pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores dos trabalhos aprovados.
• 14/05/2025: Prazo final para envio do material de apresentação dos trabalhos que tem pelo menos um dos autores inscrito na data acima;
• 19/05/2025: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos;
Observação: Os trabalhos já submetidos, permaneceram e serão avaliados normalmente segundo prazo estabelecido.
3. DOS RESUMOS A SEREM ENVIADOS
3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de submissão, do não cumprimento desta regra, desclassificará os resumos repetidos.
3.2. Os resumos deverão ser de autoria de, no máximo, seis autores. Não há número mínimo de autores dos resumos. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.
3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre Educação Médica, considerando os eixos temáticos listados no item 1.3. Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial, de qualquer especialidade, serão desclassificados.
3.4. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:
• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.
3.5. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa ou inglesa.
• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços), não utilizar siglas nem abreviações e não identificar a Instituição de origem.
• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo também NÃO deverá conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.
3.6. Todas as orientações apresentadas no item 3.5 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.
3.7. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.
3.8. Os autores devem dar atenção à redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados, com trabalhos completos enviados e apresentados no evento por um de seus autores serão publicados nos Anais do Congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.
4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico, pelo Painel do Congressista do 25º CGEM (Clique Aqui), até a data limite de 25/04/2025.
4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.
4.3. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 25º CGEM para ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.
4.4. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.
4.5. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 25/04/2025 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.
4.6. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 25º CGEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores e suas Instituições de origem.
4.7. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.8. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.
4.8. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
• Pertinência: resumo adequado à temática central do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da Educação Médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.
4.9. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia: 06/05/2025.
4.10. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.
4.11. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados ou expostos no 25º CGEM no formato/template indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER.
4.12. Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.
4.13. O quantitativo de trabalhos selecionados para cada formato será definido pela comissão de trabalhos considerando a disponibilidade estrutural do evento.
5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster serão expostos por meio de cards, no formato A4, com acesso digital via QR Code, durante o 25º CGEM. Os cards serão emitidos e afixados pela organização do evento.
5.2. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
5.3. A exposição ou apresentação dos trabalhos durante o congresso será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de pelo menos um dos autores, ao envio do material de apresentação dentro dos prazos estipulados no cronograma e à presença (checkin) de pelo menos um dos autores no evento.
5.4. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 25º CGEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.
5.5. Formato: Pôster:
• O material de apresentação será no formato PDF, seguindo o template disponibilizado no painel do congressista, máximo de 5 slides.
• O pôster será visualizado no smartphone de cada expectador (Android ou iOS), através da leitura do QR CODE que estará impresso na área de exposição do evento.
• A Leitura do QR CODE deverá ser realizada pelo aplicativo da Abem (disponível para download na App Store e Play Store).
• A impressão do QR CODE e fixação deste material na área de exposição será realizada pela organização do evento e não pelos autores.
• O template para produção do material de apresentação estará disponível, no painel do congressista, na data de divulgação do resultado das avaliações.
• Limite para o tamanho de cada material de apresentação: 10MB
5.6. Formato: Apresentação Oral:
As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos no formato PDF, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte aos avaliadores, no momento da fala dos autores. As peças podem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados como sugestão. Os modelos podem sofrer alteração e deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.
5.7. Em todos os formatos, o título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: O nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.
5.8. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. Para o formato Pôster será considerada a presença de pelo menos um dos autores durante o evento. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.
5.9. O tempo máximo para Apresentação Oral será de 10 minutos, com 5 minutos de acréscimo para debate. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.
5.10. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade dos avaliadores convidados pela Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:
• Relevância científica do trabalho para a educação médica
• Clareza e objetividade na apresentação de conteúdo durante a exposição
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora
• Clareza e articulação dos itens do trabalho
5.11. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das Apresentações, quando pertinente.
5.12. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios da avaliação dos resumos, nesta ordem: relevância, análise e discussão, qualidade e coerência, integridade e pertinência.
6. DAS PREMIAÇÕES
6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas duas modalidades: Pôster e Apresentação Oral. Serão divulgados na Cerimônia de Encerramento do 25º CGEM e publicados no website até 10 dias após o término do evento.
6.2. Na modalidade Pôster, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até três trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
6.3. Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.
6.4. Não serão aceitos recursos aos trabalhos premiados em qualquer categoria
7. DOS CERTIFICADOS
7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação de Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação.
No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento.
Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.
7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias úteis após término do evento.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.
8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são as responsáveis nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos em qualquer das etapas.
8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.
8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.
8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.