Sobre o Evento

O XXIII CGEM será um encontro on-line, e, nossas vivências e incertezas no pós pandemia irão compor o tema do evento: “Educação Médica no Pós-Pandemia”. Terá como abordagem os temas abaixo:


Tema 1:
Como recuperar as competências não adquiridas durante a pandemia?
Espaço com apresentação inicial do tema pelos palestrantes convidados. Posteriormente, os ouvintes serão divididos em pequenos grupos para discutir as perguntas norteadoras, versando sobre quais as competências não foram adquiridas e quais estratégias foram e podem ser adotadas pelas escolas médicas. Para finalizar, os participantes serão novamente reunidos para sistematização coletiva dos pontos levantados, que constarão no documento construído ao final do 23° CGEM!

 

Tema 2:
Possibilidades e limites da curricularização da extensão no ensino médico.
Espaço com reflexão inicial da curricularização da extensão pelos palestrantes convidados. Posteriormente, os ouvintes serão divididos em pequenos grupos para discutir as perguntas norteadoras, versando sobre a extensão, a legislação proposta e a factibilidade da proposta. Para finalizar, os participantes serão novamente reunidos para sistematização coletiva dos pontos levantados, que constarão no documento construído ao final do 23° CGEM!

 

Tema 3:
10 Anos da Lei de Cotas: avaliação da política e do sistema. 
Espaço com apresentação inicial sobre a Lei das Cotas pelos palestrantes convidados. Posteriormente, os ouvintes serão divididos em pequenos grupos para discutir as perguntas norteadoras, versando sobre as potencialidades e barreiras da Lei, bem como quais estratégias para sua superação. Para finalizar, os participantes serão novamente reunidos para sistematização coletiva dos pontos levantados, que constarão no documento construído ao final do 23° CGEM!


Queremos manter aceso o debate sobre a qualificação da educação médica gaúcha por meio da troca de experiências entre as escolas médicas da Regional Sul I.

O CGEM será um espaço de reflexão e de aprimoramento das práticas colaborativas entre as escolas médicas do Rio Grande do Sul. Mais do que nunca, estar juntos, significa encontrar soluções para qualificar a educação médica praticada em nossas escolas, bem como para superar os impactos deixados pela pandemia.