Trabalhos Acadêmicos

MELHORES TRABALHOS | 24º CGEM


FORMATO: APRESENTAÇÃO ORAL

Eixo Temático 5: Residência médica

 

Título do Trabalho: EPAS NA RESIDÊNCIA: O DESABROCHAR DA NOVA GERAÇÃO DE REUMATOLOGISTAS
Autores: Rafael Mendonça da Silva Chakr, Claiton Viegas Brenol
*Trabalho Premiado pela Comissão Organizadora do Evento*

Eixo Temático 3: Formação e avaliação

 

Título do Trabalho: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE O IMPACTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Autores: Eron Del Negri, Lucia Maria Kliemann, Ana Soledade Graeff Martins, Cristiane Bauermann Leitao, Andreia Biolo


 

FORMATO: PÔSTER

Eixo Temático 1: Educação Inclusiva

 

Título do Trabalho: AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DA MEDICINA CENTRADA NA PESSOA EM PROCESSOS DIAGNÓSTICOS DE AUTISMO
Autores: Ana Caroline Moura de Oliveira, Rogério Pereira de Souza, Edgar Leonardo Vargas, Anna Lídia Lopes Braz, Valéria Aydos Rosário

Título do Trabalho: O IMPACTO DO ESTIGMA E PRECONCEITO NA FORMAÇÃO MÉDICA: PROMOVENDO UM AMBIENTE INCLUSIVO.
Autores: Michele Ferret Pinto, Pietra Sousa Villetti, Bruna Leão Mazzini Pereira, Luiza Ribeiro Dotti, Emílio Keidann Neto

Título do Trabalho: A CULTURA CAPACITISTA DENTRO DAS SALAS DE AULA MÉDICAS: A LUTA PELO DIREITO À ACESSIBILIDADES E ÀS ADAPTAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores: Ana Clara Sevá, Deborah Renata Gutbier dos Santos, Valéria Aydos Rosário

 

Eixo Temático 2: Saúde mental na escola médica

 

Título do Trabalho: COCRIAÇÃO DE CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Autores: Rômulo Oliveira Tondo, Elisa Reinhardt Piedras, Pedro Vieira da Silva Magalhães

Título do Trabalho: ESCALA BREVE DE AVALIAÇÃO DE BURNOUT: PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS E ASSOCIAÇÃO COM DEPRESSÃO E IDEAÇÃO SUICIDA EM UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Autores: Simone Hauck, Tamires Martins Bastos, Rogério Boff Borges, Augusto Colferai Marcon, Santiago Madeira Diefenthaeler, Ana Margareth Siqueira Bassols

Título do Trabalho: ABORDAGENS EFETIVAS PARA LIDAR COM O USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA.
Autores: Miguel Angelo Castro, Ellen Schirmer Rigo, Isadora de Carvalho Schramm, Ana Carolina Tregnago, Leonardo Reis da Silva, Claiane Vitória Teza

 

Eixo Temático 3: Formação e avaliação

 

Título do Trabalho: ENSINO POR PARES E COLABORAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES: RELATO DA ELABORAÇÃO DO LIVRO “SEMIOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS”.
Autores: Fernanda de Miranda Schmitz, Dimitris Varvakis Rados, Lucas Bastos Beltrami, Cristiane Bauermann Leitao, Andreia Biolo

Título do Trabalho: A NARRATIVA A PARTIR DA IMAGEM NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Autores: Giana Diesel Sebastiany, Camilo Darsie de Souza

Título do Trabalho: O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE: CURRÍCULO E REALIDADE
Autores: Letícia Oliveira de Menezes

 

Eixo Temático 4: Simulação

 

Título do Trabalho: ENSINO SIMULADO NO CONTEXTO MATERNO-INFANTIL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
Autores: Débora Rutz dos Santos, Luisa Barin Menezes, Luana Preuss Schlabitz, Mônica de Moura Mendes, Maria Andrea Guadalupe Altamirano

Título do Trabalho: ASSISTENTE DE CHATBOT DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (CHATGPT) E MODELOS DE LINGUAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: QUAIS OS LIMITES PARA SUA APLICAÇÃO?
Autores: Carina Marangoni, Vinícius de Souza, Artur Zanelatto Santos

Título do Trabalho: POTENCIALIDADES E LIMITES DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO MÉDICO: UMA REVISÃO CRÍTICA
Autores: Tamara Batista Thomaz de Aquino, Valentina Barros Braccini de Aguiar, Michele Ferret Pinto, Mariana Zamin, Luiza Dieguez Piber, Sofia prates Da cunha de azevedo

 

Eixo Temático 5: Residência médica

 

Título do Trabalho: INDICADORES DE QUALIDADE NA RESIDÊNCIA MÉDICA: AVALIAÇÃO E APRIMORAMENTO DO PROGRAMA.
Autores: Laura Gomes Boabaid de Barros, Luiza Meneghetti Guedes, Ellen Schirmer Rigo, Adolfo Moraes de Souza, Vitor de Lima Martins, Tamara Batista Thomaz de Aquino

 


TRABALHOS APROVADOS


Para consultar se o seu trabalho foi aprovado, acesse o Painel do Congressista e clique no menu superior: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

 

Para os trabalhos aprovados clique no botão “Enviar Material” e na próxima tela faça o download do template relacionado o formato de apresentação que o trabalho foi aprovado.

 

Siga as orientações presentes no template para produção e envio do material de apresentação.

 


Edital de Submissão de Trabalhos Acadêmicos
24º Congresso Gaúcho de Educação Médica | CGEM


 

1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 24º Congresso Gaúcho de Educação Médica (24º CGEM), que ocorrerá nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2023, em Porto Alegre, RS.

 

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.

 

1.3. O 24º CGEM tem como tema central EDUCAÇÃO MÉDICA BASEADA NO CUIDADO: 125 ANOS DE FORMAÇÃO MÉDICA NO RIO GRANDE DO SUL e a apresentação dos trabalhos deverá seguir os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:

– Eixo: 1: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: estudantes e residentes com necessidades especiais; estigma e preconceito durante a formação médica; ética, humanização e profissionalismo; ações afirmativas; legislação específica.

– Eixo 2: SAÚDE MENTAL NA ESCOLA MÉDICA: propostas inovadoras de cuidado; autocuidado; ações de prevenção e de promoção de saúde mental; uso e abuso de substâncias; experiências de cuidado integral para estudantes e docentes; espiritualidade.

– Eixo 3: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO: EPAs (Entrustable Professional Activities); feedback; avaliação formativa; curricularização da extensão; formação médica e o SUS (Sistema Único de Saúde); capacitação docente; metodologias de ensino-aprendizagem; diretrizes curriculares.   

– Eixo 4: SIMULAÇÃO: ferramentas tecnológicas no ensino médico: potencialidades e limites; simulação realística; desenvolvimento docente em simulação.

– Eixo 5: RESIDÊNCIA MÉDICA: assédio e abusos na residência médica, indicadores de qualidade; saúde mental dos residentes, experiências de tutoria/mentoria na residência; matriz de competências; processos seletivos; residentes com desempenho insatisfatório; trabalhos de conclusão da residência.

 

 

2. DO CRONOGRAMA
Os prazos de submissão de trabalhos se encerram às 23h59min de cada dia, horário de Brasília (DF).

• 09/05/2023: Início do prazo de submissão dos resumos.
• 02/06/2023: Fim do prazo de submissão dos resumos. (Prorrogado para: 07/06/2023).
• 16/06/2023: Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 23/06/2023: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores e prazo final para envio do material de apresentação. (Prorrogado para: 25/06/2023).
• 27/06/2023: Divulgação do local, data e horário de apresentação dos trabalhos (Painel do Congressista).

 

 

3. DOS RESUMOS
3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.

 

3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

 

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os núcleos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:

 

• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões ou Considerações Finais.

• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.

 

3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres incluindo espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (https://decs.bvsalud.org), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

 

3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.

 

3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de acordo com Resolução do Ministério da Saúde (MS)/ Conselho Nacional de Saúde (CNS)/ Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu artigo 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.

 

3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

 

 

4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista até a data limite de 02/06/2023. O botão para acesso ao Painel do Congressista encontra-se no final deste edital.

 

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 24º CGEM para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

 

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

 

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 02/06/2023 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

 

4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 24º CGEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

 

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

 

4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:

• Pertinência: resumo adequado aos núcleos temáticos do congresso e ao eixo escolhido para submissão;

• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

 

4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 16/06/2023.

 

4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada no painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

 

4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados pelo autor ou coautor designado em local e formato previamente determinado pela Comissão Científica.

 

 

5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster serão expostos no evento em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

 

5.2. Apresentação dos trabalhos aprovados durante o Congresso será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia: 23/06/2023.

 

5.3. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 24º CGEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.

 

5.4. Os modelos de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados no Painel do Congressista, após a divulgação dos resultados. O botão para download do modelo estará disponível nas informações de cada trabalho, na tela de envio do material de apresentação.

 

PÔSTERES:

• Os pôsteres devem ter 120 cm de altura por 90 cm de largura e serem auto explicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. A confecção e impressão do pôster é uma responsabilidade exclusiva dos autores.

 

 

APRESENTAÇÕES ORAIS:

• As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos no formato .PDF, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte à fala dos autores.
• As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados e, no caso de necessidade de alteração dos modelos, deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.

 

5.5. O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

 

5.6. É obrigatória a presença de um dos autores, o qual deverá estar inscrito no congresso, no dia definido para a exibição do material referente ao Pôster ou Apresentação Oral para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral.

 

5.7. O tempo máximo para apresentação dos trabalhos selecionados para Apresentação Oral será de 10 minutos.

 

5.8. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:

• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.

 

5.9. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações.

 

5.10. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: 
• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.

 

5.11. As apresentações de pôsteres serão realizadas em horários estabelecidos pela Comissão Científica.

 

6. DAS PREMIAÇÕES
6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas duas modalidades: Pôster e Apresentação Oral.

•Na modalidade Pôster, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até três trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
• Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

 

6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

 

 

7. DOS CERTIFICADOS
7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.

 

7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias após término do evento.

 

 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

 

8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

 

8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.

 

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

 

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

 

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.